Opinião do Apito: Pênalti no jogo: Penalidades máximas e as mudanças na regra do jogo para o goleiro


O estudo da regra tem que ser constante. Quando você achar que sabe tudo é aí que vem o problema. E o problema que a dúvida não vai aparecer em uma pergunta e sim dentro das quatros linhas.
No campo o Árbitro é o ser que deve saber mais que qualquer outro sobre a regra. Imagina você dar aula em um colégio e você acabar perdendo no próprio conteúdo para um aluno. Você vai acabar perdendo todo o respeito e autonomia sobre eles.
Saber a regra é o essencial para o Árbitro e por isso estou aqui para te ajudar.
Hoje vamos falar da infração do goleiro nós pênaltis. A regra mudou em Junho e temos que estar ligado para quando acontecer a situação. Vamos ao exemplo:
No primeiro tempo de jogo o Árbitro marca um penal, onde o goleiro da equipe A se adianta, defende a bola, cometendo uma infração.
"Hoje pela nova regra deve se advertir o goleiro verbalmente e repetir a cobrança."
No segundo tempo o Árbitro marca outro penal, onde o mesmo goleiro da equipe A se adianta, defendendo a bola, cometendo uma infração.
"Segunda infração do mesmo goleiro o Árbitro deve aplicar o Cartão Amarelo (CA) e repetir a cobrança."
 O jogo acaba e vai para a decisão de penalidades e o mesmo goleiro da equipe A se adianta, defendendo a bola, cometendo uma infração.
"O Árbitro deve advertir verbalmente o goleiro e repetir a cobrança."
Se no caso o mesmo goleiro na segunda cobrança de penalidades máxima, se adianta, defendendo a bola, cometendo uma infração o Árbitro deve aplicar o Cartão Amarelo (CA) e repetir a cobrança.
E se no caso o mesmo goleiro na terceira cobrança de penalidades máxima, se adianta, defendendo a bola, cometendo uma infração o Árbitro deve aplicar o segundo Cartão Amarelo (CA) e o Cartão Vermelho (CV) expulsando o goleiro da partida e repetir a cobrança.
E no caso Jhefferson, esses cartões amarelos (CA), recebido nas decisões de penalidades máxima, vão ser contabilizados para suspensão da próxima partida?
Tudo depende do regulamento da competição, que para nós Árbitros não nós interessa. O que interessa para nós é as regras do jogo. Aplique a regra que você estará sempre certo.
"A diferença do Juiz para o Árbitro é que o Juiz apita e o Árbitro está sempre preparado para o que der e vier."
Jhefferson Rodrigues.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados